Junte-se gratuitamente a mais de 47.000 pessoas inteligentes e receba dicas imperdíveis para alavancar o seu negócio e a sua performance

Advogado de Sucesso: As 3 peças para desvendar o quebra-cabeça do sucesso

Você se pergunta frequentemente o que diferencia um advogado de sucesso de tantos outros no mercado? Que caminho ele trilhou? Que estratégias colocou em prática para ser bem-sucedido em sua carreira?

Será que existe alguma fórmula mágica para ser um bom advogado?

Mágica não, mas eu garanto que algumas estratégias podem ser infalíveis.

Já são mais de 5 anos de experiência ajudando advogados de pequenos escritórios a captarem mais e melhores clientes e a se diferenciarem no mercado. Hoje, consigo afirmar que existem pelo menos 3 fatores que influenciam muito a caminhada de um advogado de sucesso.

Ah! E o último é o meu favorito – além de ser o mais importante.

Se quiser aprofundar seus conhecimentos de como ser um advogado de sucesso, continue lendo esse artigo ou assista ao vídeo abaixo.

Desvendando o quebra-cabeça do sucesso na advocacia

puzzle1 Advogado de Sucesso: As 3 peças para desvendar o quebra-cabeça do sucesso

Vamos começar pensando no seguinte cenário:

Dois alunos saem da mesma universidade de Direito com uma média de notas parecidas. Tem trajetórias pessoais semelhantes e quase as mesmas oportunidades profissionais. Como você imagina que eles estão 10 anos depois de formados?

Na mesma situação, certo?

Bom, a gente sabe, por experiência, que não é bem assim que acontece.

Enquanto um ainda está com poucos clientes, muita instabilidade financeira e lutando para pagar as contas no final do mês.  O outro já está reconhecido como bom profissional, em um escritório bem montado, com ótimos clientes e honorário. É um verdadeiro advogado de sucesso.

Como podem trajetórias tão parecidas alcançarem resultados tão diferentes?

Eu disse no início do artigo que minha experiência me ajudou a descobrir quais sãos os 3 principais fatores que influenciam na carreira de todo advogado. Na verdade, em qualquer carreira de sucesso.

Vamos desvendar de vez quais são essas peças do quebra-cabeça?

Peça 1 – Adote uma postura adequada diante dos desafios

puzzle1 Advogado de Sucesso: As 3 peças para desvendar o quebra-cabeça do sucesso

A primeira peça do quebra-cabeça está na ATITUDE.

Dos profissionais que se lançam na mesma carreira, os que terão uma ascensão limitada são os que focam nos problemas. Aqueles que, ao contrário, veem em cada problema uma nova oportunidade irão de destacar e sem dúvida serão advogados de sucesso.

Todo problema traz uma oportunidade, mesmo que seja a oportunidade de aprender a superar um novo tipo de resultado. Advogados com essa mentalidade de ação alcançam os melhores resultados.

Atitude envolve não só postura, mas principalmente o mindset.

A psicóloga Carol Dweck, formada pela Universidade de Stanford e autora do livro Mindset estudou o assunto durante anos e encontrou dois perfis de pessoas: as de mindset de crescimento e as de mindset fixo.

Os advogados que tem um processo mais limitado, em sua maioria possuem mindset fixo. Estão sempre focados no que eles “precisam”. E vivem repetindo para si mesmos: “eu preciso ter mais clientes”, “eu preciso ganhar mais”.

Enquanto isso, os advogados que chegam mais longe usam outra palavra em seu pensamento motivacional. Eles focam no que eles “querem”. “Eu QUERO conquistar mais clientes”, “Eu QUERO ganhar mais.”.

Percebe a diferença?

Uma pequena mudança com um enorme impacto.

Cada uma dessas palavras tem um grau diferente de indicativo de proatividade, de potencial de entrar em ação e ir atrás dos resultados.

A neurociência e a neurossemântica, já provaram que as palavras têm peso. Portanto, enquanto o QUERER coloca você em uma posição de protagonismo, o PRECISAR sinaliza uma posição mais passiva, de quem espera algo acontecer.

A diferença é visível e fica ainda mais clara quando a colocamos em prática.

Fique atento com seu mindset, sua postura e sua atitude. Escolha palavras que reflitam a maneira de ver o mundo que pode te ajudar a chegar aonde você deseja.

Peça 2 – Estabeleça metas alcançáveis para ser um advogado de sucesso

puzzle1 Advogado de Sucesso: As 3 peças para desvendar o quebra-cabeça do sucesso

Essa peça não é só fundamental para te ajudar a ser um advogado de sucesso, mas principalmente para te ajudar a ter uma mentalidade empreendedora na advocacia.

É algo que considero de extrema importância e que vejo vários advogados em escritórios não aplicando no dia-a-dia.

Para alcançar o sucesso é necessário ter metas. Metas alcançáveis, realistas e bem estabelecidas.

Metas de faturamento, de número de clientes, de artigos publicados por ano, de palestras… enfim, metas que te ajudem a chegar aonde você espera chegar.

As metas são pequenas etapas que te fazem chegar em um objetivo final.

Mas, para a segunda peça fazer sentido é necessário que ela esteja bem encaixada com a terceira peça.

E aí, já sabe qual é o meu fator preferido na caminhada para o sucesso?

Peça 3 – Visão de futuro: clareza sobre aonde se quer chegar

puzzle1 Advogado de Sucesso: As 3 peças para desvendar o quebra-cabeça do sucesso

Não adianta ter metas bem definidas, se não sabemos aonde queremos chegar, certo?

Tenha CLAREZA do que você quer conquistar.

Os advogados e as advogadas que sabem onde querem estar dentro de 1, 3 ou 5 anos perdem menos tempo, dinheiro e energia com hesitações de que caminho trilhar. Eles não têm dúvida de que oportunidades merecem ser aproveitadas e que propostas podem ser descartadas.

São mais produtivos porque colocam todos os seus esforços direcionados para seus objetivos. Não tem desvio de rota.

Eles sofrem menos o impacto das pequenas perdas. Afinal, quando elas acontecem, eles sabem que têm objetivos maiores a materializar e por isso, não perdem o foco com coisas menores, pontuais.

A clareza cria advogados de sucesso. A clareza faz com que você saiba onde alocar o seu tempo, seu dinheiro e sua energia.

Com a clareza, nada é desperdiçado.

Você percebe a importância dessa peça?

Continuando com essa analogia de desvendar o quebra-cabeça do sucesso na advocacia, gosto de pensar que a peça 3 funciona como a caixa que abrange todas as pecinhas menores.

Sempre que você se propõe a montar um quebra-cabeça, você precisa ter em mente qual é a imagem que será montada no final, certo? Caso contrário, aquelas peças minúsculas não têm sentido algum.

E é só quando olhamos o todo, que conseguimos identificar onde cada uma das peças entra.

Além disso, é só assim que conseguimos enxergar quais peças estão misturadas no bolo, mas que não fazem parte da imagem final. Quais peças são “armadilhas” que nos fazem perder tempo e energia.

A caixa do quebra-cabeça é a peça da clareza, assim como a visão de futuro é para a carreira de um advogado de sucesso.

Percebeu como é importante ter essa visão macro?

CONCLUSÃO: Crie sua caixa e comece a encaixar as peças para ser um advogado de sucesso 

puzzle1 Advogado de Sucesso: As 3 peças para desvendar o quebra-cabeça do sucesso

Descobrimos nesse artigo que as três peças fundamentais para que você seja um advogado ou advogada de sucesso são: encarar desafios de maneira positiva, estabelecer metas alcançáveis e ter clareza sobre aonde você quer chegar.

Isto é, o que é ser um advogado bem-sucedido para você?

Na minha experiência, com centenas de alunos e clientes no currículo, nada é mais poderoso que a clareza. Por isso a peça 3 é a minha favorita!

Nada é mais poderoso que uma visão de futuro bem construída, alinhada com as suas expectativas e com seus valores pessoais e profissionais.

É a visão clara das coisas que dá motivação para seguir em frente quando as dificuldades surgirem. E acredite, elas vão surgir.

É a visão que faz os sócios caminharem em uma mesma direção, apesar das divergências.

Por isso, eu sempre recomendo: invista seu tempo, seu dinheiro e sua energia para ter bem claro na sua mente a sua visão de futuro.

Poucos investimentos em sua carreira irão lhe trazer mais retorno e satisfação.

Sem essa visão de futuro, não adianta mentalidade empreendedora e nem conhecimento profundo para evitar erros de marketing jurídico. Porque nada irá funcionar! Sem planejamento não há motivação, realização profissional e sucesso possíveis de serem alcançados de forma sustentável.

Se você quiser traçar a sua caminhada para o sucesso e ser um advogado bem-sucedido, tenho uma proposta para você. Conheça melhor sobre o meu curso de marketing jurídico especialmente criado para advogados que querem vencer.

Será um prazer te ajudar na sua caminhada até o pódio!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.