Junte-se gratuitamente a mais de 47.000 pessoas inteligentes e receba dicas imperdíveis para alavancar o seu negócio e a sua performance

A verdade que nunca lhe contaram sobre produtividade e gestão de tempo

Já são anos e mais anos dando coaching, e sabe qual é um dos assuntos mais falados? A falta tempo! A gestão de tempo para advogados parece ser um dos marcos da nossa era.

Cada ano que passa, mais e mais clientes estão em busca do segredo da gestão de tempo e do alcance da produtividade.

Mas, e se eu te falar que estão todos atrás de um objetivo falso e ilusório? Que estão todos buscando algo que não existe?

tempo1 A verdade que nunca lhe contaram sobre produtividade e gestão de tempo

Pois bem, a verdade é que gestão de tempo não existe.

Ficou intrigado com essa constatação? Quer saber qual é o verdadeiro segredo do aumento da produtividade não só nos escritórios de advocacia, como em todo o mundo?

Então, continue lendo ou veja o nosso vídeo para descobrir a surpreendente verdade que nunca contaram a você sobre gestão de tempo.

MAIS EM MENOS TEMPO: SERIA ESSA A SOLUÇÃO?

Nunca antes as pessoas trabalharam tanto, foram tão ambiciosas e tentaram conciliar tantas coisas ao mesmo tempo.

Os escritórios de advocacia e empresas têm exigido cada vez mais de seus profissionais. A vida pessoal também anda corrida e os dois dias livres não são o suficiente.

Por isso que o termo produtividade virou sinônimo de bem-estar. Fazemos listas e listas de tarefas que queremos terminar o quanto antes. Quanto antes nos livrarmos de nossas obrigações, mais produtivos somos e consequentemente, temos mais tempo para fazer o que nos dá prazer.

Ser produtivo, então, significa fazer mais coisas em menos tempo, certo?

Esse talvez seja um dos primeiros erros de pensamento no alcance da produtividade.

Um pensador norteamericano, uma vez disse:

 “Quanto MELHOR nós fazemos a coisa ERRADA, mais errados nos tornamos. É melhor fazer a coisa CERTA de modo ERRADO do que fazer a coisa errada do modo certo”.

E é mais ou menos aí que eu quero chegar sobre gestão de tempo para advogados.

Só aprender a produzir mais em menos tempo, gerenciando infinitas listas de tarefas é de fato sinal de produtividade? É assim que deve funcionar a gestão de tempo?

O GRANDE EQUÍVOCO DA GESTÃO DE TEMPO PARA ADVOGADOS

tempo1 A verdade que nunca lhe contaram sobre produtividade e gestão de tempo

Lembra que comecei esse texto fazendo uma constatação bastante forte?

Gostaria de repeti-la agora: gestão de tempo não existe!

A verdade é que ninguém controla tempo nenhum. O tempo é soberano. Em várias mitologias e crenças, como a grega e a yoruba, o tempo é um Deus. Está acima de nossos meros poderes mortais.

A verdade é que, diariamente, gastamos nossos esforços para controlar algo que não tem controle.

Essa falsa gestão de tempo para advogados, de que temos o controle, só aumenta a angústia. E muito mais do que isso, ela funciona como uma cortina de fumaça nos afastando do que realmente conseguimos controlar.

Nós mesmos, nossas metas, nossas agendas. Esse deve ser o seu comprometimento para alcançar a produtividade e alcançar seus objetivos. Isso tudo dentro dos 1440 minutos que você tem a sua disposição a cada novo dia.

Gestão de tempo para advogados? Esquece isso e chega de tentar controlar o incontrolável!

Digo isso com bastante propriedade porque já fui uma dessas pessoas. Já fiz milhares de listas, e aprendi na marra as tais ferramentas de gestão de tempo para advogados que vários gurus explicam por ai.

O resultado? Nada mudava. Ainda me sentia como um hamster dentro de uma gaiola, correndo e correndo para chegar em lugar algum

E foi aí que descobri o que pouca gente fala sobre gestão de tempo. Descobri que o segredo da produtividade é, sim, algo que temos total influência e controle.

A CHAVE DE OURO PARA A PRODUTIVIDADE

Além do recurso infalível para a produtividade ser algo que a gente pode controlar, também pode-se ampliá-lo da forma que acharmos melhor.

E mais do que isso: seu limite é desconhecido.

Já sabe que recurso é esse que é mais importante que o tempo, que se desconhece limite e que tem o potencial de mudar radicalmente a sua equação de produtividade?

Estou falando é de energia. Isso mesmo, gestão de energia!

tempo1 A verdade que nunca lhe contaram sobre produtividade e gestão de tempo

É com a sua energia física, mental e emocional que você deve se preocupar diariamente se quiser ser mais produtivo e alcançar seus objetivos de vida e bons resultados na sua carreira jurídica.

O ponto que estou querendo levantar é: de que adianta uma rotina acelerada em que todas as nossas tarefas estejam minuciosamente encaixadas, se no final do dia a sua energia está esgotada?

As consequências da falta de energia é que são inimigas da produtividade: falta de foco, pouca concentração e escassez da nossa criatividade.

Se na metade da tarde de um dia no escritório de advocacia você já se sente irritado, disperso e impaciente, de que adianta ter as outras horas restantes?

O segredo está em saber gerir a sua energia. Usar sua energia física, mental e emocional e o tempo ao seu dispor para conseguir atingir os seus objetivos.

O experimento

E não sou só eu que penso dessa forma. Um dos primeiros a defender essa tese que eu adoto integralmente foi Tony Schwartz.

Autor de um dos maiores livros sobre o assunto,  “Envolvimento Total – Gerenciando Energia e não o Tempo” , Tony comprovou o poder da energia através de diferentes estudos científicos e experimentos com atletas, empreendedores e executivos.

Vou te mostrar como ele conseguiu fazer isso.

Você provavelmente já deve ter tido, assim como eu, dias em que redigir um simples e-mail toma o triplo do seu tempo. Enquanto em outros, uma tarefa desafiadora sai tão fácil e tão bem-feita que você nem acredita, certo?

A questão é que em dias ruins, ter mais tempo para fazer o e-mail, por exemplo, só teria prolongado a tortura e o resultado seria o mesmo ou pior.

Por outro lado, em dias bons como em que sentimos que a nossa energia está lá em cima, muito dificilmente o tempo disponível será uma preocupação, porque nesses dias o nosso tralho flui.

Está vendo, em cada um desses exemplos não foi o tempo que mudou. Foi você e a sua energia!

POUPAR ENERGIA É UM BOM CAMINHO PARA SER PRODUTIVO?

tempo1 A verdade que nunca lhe contaram sobre produtividade e gestão de tempo

Ter a chave para o sucesso não resolve todos os problemas da gestão de tempo para advogados.

Afinal, nossas vidas transcorrem em um ritmo tão maluco, que nos impede de atender, como seres humanos que somos, às necessidades de reparação de nossa energia. Seja ela, física, cognitiva, emocional ou espiritual.

A verdade é que só alcançamos o foco todo quando estamos fisicamente energizados, emocionalmente conectados, mentalmente focados e espiritualmente alinhados a um propósito de vida.

Ou seja, cada um dos nossos atos, pensamentos, emoções e comportamentos tem consequências para os nossos níveis de energia.

Essas consequências podem agir tanto para o bem quanto para o bem.

Sim, o stress é necessário porque é ele que nos leva a patamares mais altos de desempenho. Porém, sem recuperação, o que sobra é uma deterioração da nossa energia, a médio prazo e irremediavelmente.

Mas fique atento, porque não estou falando aqui de poupar energia.

Usar pouca energia, ou, em outras palavras, não se colocar desafios, é sinônimo de comportamento letárgico que leva a um patamar cada vez mais baixo de energia.

Energia é para ser usada e recuperada! Tudo na natureza é pulso, é ciclo. Das marés às estações do ano, dos batimentos do nosso coração aos estágios do sono, tudo é ciclo.

Portanto, são nesses ciclos que precisamos focar para regenerar a nossa energia.

CICLOS DE RENOVAÇÃO: DESCUBRA AO MÁXIMO COMO GERENCIAR SUA ENERGIA

Agora que você já sabe que a energia é o recurso mais importante na equação da produtividade, que tal descobrir algumas dicas de como aplicar todo esse conhecimento no seu dia-a-dia do escritório?

1. Foque em seus objetivos

Mantenha sua mente 100% focada nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Escreva-os e mantenha-os à mão. O que é realmente importante para você e por quê? Por que vale a pena o seu dia? E a sua vida?

2. Desenhe uma estratégia

Fazer planos é bom, mas realiza-los é ainda melhor. E para isso você precisa de uma estratégia realista. Pensamento positivo é importante, mas são nossas ações que fazem a diferença.

3. Inspire-se diariamente

Faça uma colagem de fotos do que quer alcançar nesse ano, em 5 anos, em 10 anos. Uma viagem? Um corpo mais saudável? Uma nova carreira ou posição? Um negócio mais rentável e que lhe dê mais satisfação? Colete fotos que lhe remetam a essas conquistas, monte esse “quadro” das suas aspirações e mantenha-o também ao seu alcance. Quando sentir que a motivação está baixa, visite-o!

4. Pense pequeno para alcançar grande

Pense pequeno para alcançar grande – veja o seu dia e mesmo a sua vida, não como uma maratona, mas como vários tiros de 100 metros em que você vai dar tudo de si, cruzar a linha de chegada com sucesso e finalmente descansar. Até correr de novo!

5. Permita-se fazer pequenas pausas

Para manter a energia física, inclua na sua rotina pequenas paradas estratégicas de 5 minutos a cada uma hora e meia. Preferencialmente pratique alguma atividade física leve envolvida, como subir escadas, dar uma volta no escritório, fazer um breve alongamento.

tempo1 A verdade que nunca lhe contaram sobre produtividade e gestão de tempo

6. Valorize seu tempo livre

Invista seu tempo livre em boas leituras, boa música, atividade física, romance e tempo com a família. Evite passar o tempo todo em frente da televisão. TV demais não regenera energia nenhuma, apenas deprime.

7. Beba bastante água

De acordo com os especialistas em produtividade, Loehr e Schwartz, beber água é a melhor forma de renovação da energia física. Um hábito simples mas que pode te ajudar e muito na gestão de tempo para advogados.

8. Entenda os sinais do seu cérebro

Perceber os sinais do cérebro e entendê-los corretamente, pode ser a chave para uma vida equilibrada e saudável. Quando começar a se sentir cansado, faça uma pausa e se distraia, dê um tempo para o seu cérebro se recuperar.

9. Conheça o seu ritmo

Pessoas produtivas sabem exatamente a hora certa de trabalhar, ou seja, conhecem o momento em que naturalmente se sentem mais produtiva. Pode ser pela manhã ou pela noite, o importante é conhecer o seu ritmo e usá-lo a seu favor

10. Seja disciplinado

A última e talvez a mais importante de todas as dicas. Dedique-se e concentre-se em usar a sua energia para deixar a preguiça de lado e aproveitar ao máximo o seu dia.

 “O homem global é formado por corpo, mente, espírito e emoção. Parece ate coisa sabida, praticada, mas não é! Vive-se parcialmente. Alguns esquecem do corpo e vivem no templo da mente e por ela buscam aproximar-se do espírito. Mas o corpo esquecido cobra-lhes sustentação, o bem estar, a disposição, o ar fresco pleno nos pulmões. Falta-lhes o sangue forte e vivo correndo nas veias. Então suas mentes agonizam e seus espíritos se apagam como luz noturna do farol da vida.” – Nuno Cobra

Gostou de aprender mais sobre gestão de tempo para advogados e quer saber como você pode aprender a gerir ainda mais e melhor a sua energia? Nosso curso online PRODUTIVIDADE PREMIUM foi feito para você.

 

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.