Junte-se gratuitamente a mais de 47.000 pessoas inteligentes e receba dicas imperdíveis para alavancar o seu negócio e a sua performance

Networking? Planeje e turbine a sua.

Fechar novos ou melhores negócios e captar clientes depende, essencialmente, de identificar, conhecer e interagir com pessoas estratégicas. Além, é claro, de criar planos de relacionamento e colocá-los em prática continuamente.
Para isso, é necessário sair da zona de conforto. É necessário fazer NETWORKING.
No vídeo e no artigo a seguir, dou dicas preciosas para turbinar o seu networking.

Planejar é um exercício chave para potencializar o seu networking

Passar a maior parte do seu tempo de trabalho ocupado com atividades internas; interagir, na maioria das vezes, apenas com seus colegas de escritório; comunicar-se com clientes potenciais e outros públicos estratégicos esporadicamente e mal se lembrar da última vez que refletiu sobre o seu networking.

Se o seu objetivo é ter uma lista apreciável de clientes, que proporcionem rentabilidade ao seu escritório e satisfação pessoal, e se você se identifica com alguma (ou algumas) destas circunstâncias, é hora de refletir sobre o que leva você a agir desta forma e unir esforços para mudar.

Fechar novos e melhores negócios depende, essencialmente, de identificar, conhecer e interagir com pessoas estratégicas, criar planos estratégicos de relacionamento e colocá-los em prática continuamente. Para isso, é necessário sair da zona de conforto. É necessário fazer NETWORKING.

Para quem deseja aumentar sua rede de contatos, as conferências são ótimas – senão as melhores – oportunidades. Lá, você poderá encontrar pessoas que podem somar a você e vice-versa.

Mas, você fica preocupado e ansioso – às vezes até com medo – só de pensar em ir a um evento deste porte, com receio de ser rejeitado ou de não saber como agir? Isso é normal.

No entanto, as conferências não devem ser vistas como algo intimidador, e sim como uma grande e valiosa oportunidade de aprendizado e networking.

Criar um PLANEJAMENTO com antecedência vai lhe ajudar muito nesta empreitada. Com ele, você possivelmente voltará para casa com parcerias promissoras em andamento.

Elas não precisam ser, necessariamente, contratos fechados. Podem ser pessoas capazes de lhe ajudar a crescer na carreira de alguma forma, que tenham contatos que podem lhe ser interessantes ou que possam trocar informações valiosas e estratégicas com você.

Por vezes, os sites dos eventos disponibilizam uma lista de participantes e seus respectivos locais de trabalho. Assim, você pode criar sua própria lista de contatos estratégicos, pensar em como abordá-los, no que você pode oferecer para conseguir deles o que deseja ou em outras formas de interação.

Na hora de se apresentar, procure dizer o que você FAZ, e não o que você é.

Você pode adicionar à sua qualificação como advogado que “você ajuda gestores de condomínios a terem menores problemas com a legislação”.

Os norte-americanos costumam chamar esta estratégia de “elevator pitch”, que consiste em uma resposta rápida (o suficiente para ser dada numa subida de elevador), mas capaz de garantir o interesse do interlocutor, num tempo de duração médio que um elevador demora a chegar ao seu andar.

Ao finalizar a conversa, sugira um próximo contato entre vocês, para garantir que a relação não vai se perder ali.

Com um bom planejamento, certamente você conseguirá extrair todo o potencial de um evento.

É um investimento de tempo e dinheiro que precisa ser aproveitado da melhor forma possível.

No entanto, para que essas estratégias deem certo também é preciso que tenhamos FOCO.

Sua estratégia de networking vai funcionar melhor se você souber claramente quem é o seu público alvo e se você tiver um nicho específico de atuação. Isso fará com que você seja visto como uma “autoridade” no assunto, que sabe quais são as necessidades dos seus clientes e tem soluções para supri-las.

Tendo todas essas informações em mãos, você pode utilizar as estratégias aqui propostas para iniciar ou impulsionar seu networking agora.

“Você pode fazer mais amigos em dois meses se interessando por outras pessoas do que em dois anos fazendo as pessoas se interessarem por você” – Dale Carnegie

Gostou? Então, deixe o seu comentário abaixo. 

  • José Almeida

    Dr. Cátia mais uma boa dica sobre Network, obrigado pela sua atenção dispensada em contribuir com a nossa classe e a mim com seus valiosos conhecimentos.

  • Patricia

    Excelente. Exatamente o que preciso ouvir e fazer. Obrigada pelos ótimos vídeos e textos.

    • Katia Macedo

      Que ótimo, Patrícia! Então mãos à obra. Aguarde as novidades para ajudá-la a definitivamente se PREPARAR para vencer nesses novos tempos da advocacia. Fique ligada no seu email. Até breve!

  • Muito bom. Excelentes dicas, estou no início da carreira, duas dicas são muito interessante e eficazes. Para tanto, preciso conhecer e adquirir tais meios mencionado no meu dia a dia, pois ainda tenho um certo tipo de dificuldade, obg pela atenção…

    • Katia Macedo

      Olá, Jarlan. Um passo de cada vez…Se você mantiver a sua atenção no que é relevante para o seu sucesso, em breve poderá comemorar os primeiros resultados da sua preparação. Até breve!

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.