Junte-se gratuitamente a mais de 47.000 pessoas inteligentes e receba dicas imperdíveis para alavancar o seu negócio e a sua performance

Produtividade: Aprenda a gerir sua energia e não apenas o tempo

Você já pensou que aprender a gerir sua ENERGIA e não apenas o seu TEMPO pode ser uma estratégia-chave para aumentar a sua produtividade?

A longo prazo, pouca coisa pode lhe trazer maior retorno pessoal e profissional do que você aprender a gerenciar a sua ENERGIA.

Muito se fala na escassez de TEMPO. Aliás, essa é uma marca da nossa era.

No universo do coaching, uma das principais demandas dos nossos clientes é o desenvolvimento de ferramentas para ganho de produtividade e os resultados são em geral muito bons.

O TEMPO é obviamente um recurso fundamental, e essas técnicas para gerir melhor a agenda são recursos de que não se pode abrir mão.

Acontece que de nada adianta uma rotina acelerada em que todas as atividades estejam minuciosamente encaixadas se ter uma agenda que não lhe deixa espaço para regenerar a sua ENERGIA tem como consequência o esgotamento, a perda de foco, de concentração e de criatividade.

Se na metade da tarde você já se sente irritado, disperso e impaciente é porque seu nível de energia já caiu substancialmente. Para que serve ter mais tempo se você vai gastar o dobro para fazer a mesma coisa, e possivelmente atingindo um resultado inferior ao seu potencial?

No livro “Envolvimento Total – Gerenciando Energia e não o Tempo” , Jim Loehr e Tony Schwartz contam sua estória: como treinadores e estudiosos do desempenho de atletas de elite perceberam que não era a técnica o que diferenciava os virtuoses dos medianos, mas sim o que os primeiros faziam para recuperar sua energia entre dois momentos de tensão ao longo da prática do esporte.

Um exemplo do basquete de elite: nesse patamar do esporte, não é a técnica do arremesso o que diferencia um jogador excepcional, como um Michael Jordan, de um ótimo jogador, mas principalmente a capacidade do jogador se recuperar física e emocionalmente entre um e outro lances livres.

Nossas vidas transcorrem em um ritmo que nos impede de atender, como seres humanos, às necessidades de reparação de nossa energia física, cognitiva, emocional e espiritual.

Para estarmos completamente envolvidos no que fazemos, temos que estar fisicamente energizados, emocionalmente conectados, mentalmente focados e espiritualmente alinhados a um propósito de vida.

Cada um dos nossos atos, pensamentos, emoções e comportamentos tem consequência para os nossos níveis de energia, para o bem e para o mal.

E aqui salientamos que o coaching, pela sua capacidade de trazer à tona e manter sob a nossa atenção nossos objetivos e metas, traz resultados excepcionais para a nossa motivação e concretização de resultados, mas nunca é demais enfatizar que o nosso desempenho, a saúde e a felicidade dependem de uma gestão habilidosa da nossa energia.

O stress é necessário porque é ele que nos leva a patamares mais altos de desempenho, mas sem a necessária recuperação, o que sobra é uma deterioração do nosso patamar de energia, a médio prazo e irremediavelmente.

Mas não se trata exatamente de poupar energia. Usar pouca energia, ou, em outras palavras, não se colocar desafios, é sinônimo de um comportamento letárgico que leva a um patamar cada vez mais baixo de energia.

Experimente observar o que acontece com o seu ânimo após passar um dia inteiro diante da televisão… Assim também acontece com a nossa capacidade produtiva como indivíduos e empresas: ela precisa ser impulsionada e os momentos de tensão servem para isso.

Energia não é para se guardar. Ela existe para se usar e para recuperar! Tudo na natureza é pulso, é ciclo. Das marés às estações do ano, dos batimentos do nosso coração à alternância de estágios do nosso sono, tudo é ciclo e por isso é em ciclos que conseguimos regenerar nossa energia.

1. Mantenha sua mente focada nos seus objetivos de curto, médio e longo prazo. Escreva-os e mantenha-os à mão. O que é realmente importante para você e por quê? Por que vale a pena o seu dia? E a sua vida?

2. Faça planos, entenda porque realizá-los vai lhe fazer feliz, mas sobretudo construa uma estratégia realista para alcançá-los. Pensamento positivo é importante, mas não basta porque são as nossas ações que fazem a diferença.

3. Faça uma colagem de fotos do que quer alcançar nesse ano, em 5 anos, em 10 anos. Esse é o seu “Livro de Visão”, escrevê-lo e ilustrá-lo pode ser divertido e inspirador. Nossos clientes adoram! Uma viagem? Um corpo mais saudável? Uma nova carreira ou posição? Um negócio mais rentável e que lhe dê mais satisfação? Colete fotos que lhe remetam a essas conquistas, monte esse “quadro” das suas aspirações e mantenha-o também ao seu alcance. Quando sentir que a motivação está baixa, visite-o!

4. Pense no seu dia e mesmo na sua vida não como uma maratona, mas como vários tiros de 100 metros em que você vai dar tudo de si, cruzar a linha de chegada com sucesso e finalmente descansar. Até correr de novo!

5. Para manter a energia física, inclua na sua rotina pequenas paradas estratégicas de 5 minutos a cada uma hora e meia, preferencialmente com alguma atividade física leve envolvida, como subir escadas, dar uma volta no escritório, fazer um breve alongamento.

6. Em vez de ver televisão, invista seu tempo livre em boas leituras, boa música, atividade física, romance e tempo com a família. Televisão demais não regenera energia nenhuma, apenas deprime.

7. Beber água, dizem Loehr e Schwartz, é a melhor forma de renovação da energia física. Quando se sente sede, já existe desidratação, e um músculo que perde 3% do seu conteúdo em água perde 10% da sua força e 8% da sua velocidade. Muito!

Para finalizar, compartilhamos a reflexão do Nuno Cobra, coach com C maiúsculo do ídolo Ayrton Senna e autor do livro “A Semente da Vitória” :

“O homem global é formado por corpo, mente, espírito e emoção. Parece ate coisa sabida, praticada, mas não é! Vive-se parcialmente. Alguns esquecem do corpo e vivem no templo da mente e por ela buscam aproximar-se do espírito. Mas o corpo esquecido cobra-lhes sustentação, o bem estar, a disposição, o ar fresco pleno nos pulmões. Falta-lhes o sangue forte e vivo correndo nas veias. Então suas mentes agonizam e seus espíritos se apagam como luz noturna do farol da vida.”

Se você acredita que precisa de mais foco, mais produtividade e gerenciar melhor a sua energia, o treinamento online Produtividade Premium é para você.

Copy Protected by Chetan's WP-Copyprotect.